10 de julho de 2014

RELEMBRANDO O PIBID 2012 e 2013

O PIBID teve início na UEMG - Barbacena curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2012, com duas escolas municipais contempladas com o programa, a Escola Municipal "Sebastião Francisco do Vale" e na Escola Municipal "Oswaldo Fortini".
Cada escola contou com 05 alunas bolsistas, 01 professora supervisora, ambas coordenada pela professora Daniela Fantoni coordenadora de área do PIBID - UEMG/Barbacena, subprojeto Pedagogia.
As duas escola contou com o programa de agosto de 2012 a dezembro de 2013, durante este tempo ótimos trabalhos foram desenvolvidos, a seguir fotos e depoimentos das professoras supervisoras sobre as atividades.


         Iniciamos os trabalhos do PIBID na Escola Municipal “Sebastião Francisco do Vale” em processo de construção do conhecimento. Começamos fazendo levantamento dos alunos que possuíam PDI, aprendemos e também ajudamos na elaboração. Com empenho e dedicação fomos percebendo o quanto toda a escola nos recebia bem, acreditando em nossos trabalhos. Assim selecionamos os casos que apresentavam maiores necessidades. Construímos um trabalho em equipe e no decorrer ao elaborar atividades voltadas para o desenvolvimento específico dos alunos que acompanhávamos, a cada dia íamos  nos surpreendendo, pois  demonstravam avanços de acordo com suas limitações. Procurávamos manter contatos com as famílias, contando com o apoio, com os professores em sala de aula, que foram importantes nesta construção. Tivemos sempre o apoio, a segurança da Coordenadora de Área, através das orientações transmitidas, sendo fundamental para o nosso aperfeiçoamento.
            Portanto, constatamos que o PIBID veio para acrescentar, no sentido de buscarmos meios para a execução de um trabalho consciente voltado para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Pesquisas constantes, confecções de materiais, planejamento de atividades, iniciativas foram criadas e colocadas em prática de forma satisfatória e mais do que nunca, um despertar de interesses para buscar algo que fosse contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Todos nós aprendemos a cada dia.
Úrsula Monteiro
Professora Supervisora Escola Municipal "Sebastião Francisco do Vale"


        O trabalho desenvolvido na instituição escolar através do PIBID teve seu início marcado por uma pesquisa para a elaboração do Diagnóstico da Escola e Diagnóstico do Aluno, no qual recebemos o apoio de todos os profissionais que atuavam na escola.
               Logo em seguida, buscamos nos aproximar dos educandos. Iniciamos as Estações de Jogos, no momento do intervalo. Apresentamos para os alunos, Jogo de Dama, com o passar do tempo o interesse pelos jogos foi aumentando, o que tornou o recreio mais calmo e nos possibilitou uma aproximação dos alunos. Percebemos que o ganho não foi somente para o aluno com necessidade especial, mas para todos.
            Com relação ao trabalho desenvolvido com os alunos com necessidade especial, buscamos atividades que estimulavam o desenvolvimento do processo da leitura e escrita e habilidades matemáticas, vale ressaltar que durante todo o processo, contamos com a orientação da coordenadora de área.
         Neste período de agosto/2013 à dezembro/2014 o trabalho desenvolvido nos proporcionou um enriquecimento profissional, um diálogo e troca de saberes entre a universidade a realidade escolar. E o mais importante, proporcionar ao aluno cada vez mais participar do seu processo de aprendizagem.
 Andreza Moraes
Professora Supervisora Escola Municipal "Oswaldo Fortini"

Um comentário:

"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)