Sobre

Este subprojeto é parte integrante do Projeto Institucional do PIBID da UEMG. A UEMG tem como marca ser multicampi, uma vez que está localizada em várias cidades do Estado. Possui características que são peculiares e que possibilitam um trabalho dinâmico e diversificado em todo o Estado de Minas Gerais, e mais enriquecido no que se refere à formação docente. Diante desse contexto, o PIBID propiciará aos alunos da UEMG/ Barbacena, licenciandos do curso de Pedagogia, uma maior aproximação com a escola, lócus de trabalho do pedagogo. Considerando-se o pressuposto de formação deste profissional, o exercício da docência, enriquecido com a vivência in loco do cotidiano, com a possibilidade de observar, interpretar e planejar intervenções a partir das realidades detectadas. Propicia-se, assim, para além doa observação, um contato maior com a diversidade e a adversidade, contribuindo para uma melhor compreensão dos pressupostos da “Educação para Todos”, que compreende o pressuposto da Educação Inclusiva, essência deste Subprojeto.

É sabido que, desde 1998, a Educação Inclusiva tem-se constituído tema de programas de Graduação e Pós-Graduação nas Universidades, em eventos científicos, na política educacional, nas reivindicações e movimentos a favor da pessoa com deficiência, em publicações e notícias nos meios de comunicação (FERREIRA e GUIMARÃES, 2006). Daí, a premência de medidas referentes às condições necessárias para inclusão de alunos com deficiências, no ensino regular, – da educação infantil ao ensino superior – tem desencadeado não só pesquisas sobre a Inclusão, como ações para, de fato, estabelecê-la.

Inserido em uma realidade sócio-política-econômica não diferente da encontrada em grandes metrópoles, em relação à deficiência, o Instituto Superior de Educação Dona Itália Franco – UEMG está localizado em Barbacena, cidade da Zona da Mata Mineira de Minas Gerais que apresentou, por meio de diagnóstico realizado por pesquisa fomentada pela FAPEMIG (Edital 2010) sobre a inclusão neste município, resultados alarmantes. A cidade possui, hoje, 36 escolas públicas. Entre estas Escolas, 2 são federais, 19 são estaduais e 15 municipais. Das Escolas Federais (2), nenhuma possui crianças com deficiência matriculadas. Das 19 Escolas Estaduais, encontrou-se apenas 6 que possuem crianças com deficiência regularmente matriculadas. As deficiências encontradas foram: física (09), auditiva (19),intelectual (19), visual (3), paralisia cerebral (01), múltipla (08) e transtorno global do desenvolvimento (01), totalizando 58 crianças. Nas Escolas Municipais (15), encontrou-se crianças com deficiência regularmente matriculadas em 07 delas, sendo que as deficiências encontradas foram: física (5), auditiva (10), intelectual (60), múltipla (2), visual (3), transtorno global de desenvolvimento (7) e síndrome de willians (1), totalizando 88 crianças.

Com estes dados fica claro que o processo de Inclusão das crianças com deficiência em Barbacena-MG ainda não está presente no ambiente educacional, já que pensar em Inclusão é pensar que todas as crianças sejam beneficiadas em todo sistema de educação por motivos “morais, lógicos, científicos, políticos econômicos e legais” (MENDES, 2006, p.388).

Portanto, pretende-se, em consonância com os pressupostos do PIBID, oportunizar que o processo de inclusão, de fato, se inicie, viabilizando uma intervenção na atual educação inclusiva desta cidade e proporcionando, não só aos alunos bolsistas como também ao coordenador, aos professores supervisores e aos demais professores envolvidos neste processo, aplicar e aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.

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"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)