E. M. Embaixador Martin Francisco (CAIC)


Apresentando a equipe da Escola Municipal Embaixador Martin Francisco (CAIC)


A equipe que trabalha na Escola Municipal Embaixador Martim Francisco é formada por oito bolsistas alunos do curso de Pedagogia UEMG-Barbacena, pela supervisora (professora de apoio da escola), e por duas coordenadoras de área (professoras da UEMG).


Alunos Bolsistas:
Charlene Cristina Candian
Cristiane Aline de Castro Damasceno
      Equipe PIBID/CAIC
Elaine Moraes Pinto Rossini
Heloíza Aparecida Coelho
Jéssica Lourena Pereira
José Vicente de Oliveira
Luceni dos Remédios Oliveira
Rosângela de Almeida Gomes

Professora Supervisora:
Maria Madalena Altamiro Santos

Coordenação de área:
Carmen Losano
Daniela Fantoni 


Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
Apresentando a Escola Municipal Embaixador Martin Francisco 


A Escola Municipal “Embaixador Martim Francisco” com sede na Rua Antônio Alves de Oliveira nº 461, Bairro Água Santa esta integrada a rede oficial de ensino que tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Barbacena. A escola atende uma clientela de crianças e adolescentes de creche ao 9° ano.
A escola Municipal Embaixador Martin Francisco, funciona em horário integral, 1° e 3° turno, totalizando 925 alunos.


Vista exterior da quadra.

Vista exterior da estrutura da escola.
Att,

Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco


Inicio dos trabalhos na Escola Municipal Embaixador Martin Francisco 

O trabalho do PIBID, foi iniciado na Escola Municipal Embaixador Martin Francisco em março de 2014, inicialmente durante os meses de março e abril foi feito um diagnóstico da escola, para conhecermos a estrutura física da escola, fizemos uma analise do Projeto Político Pedagógico (PPP), dentre outros documentos que foi necessário para a elaboração do diagnostico da escola.


Equipe trabalhando nas análises documentais para elaboração do diagnóstico da escola.
Att,

Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco


Continuidade dos trabalhos

Após o levantamento diagnostico da escola, observamos que a escola atende vários alunos através do AEE (Atendimento Educacional Especializado), dentre este selecionamos 10 alunos que possuem PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e laudos médicos. Depois de selecionados os alunos, constatamos que existem diversas deficiência, dentre elas, deficiência intelectual, deficiente auditivo, paralisia cerebral, baixa visão entre outros.


Depois de todas as analises, no mês de maio, iniciamos a estruturação dos nossos atendimentos, inicialmente tivemos conversa com a direção da escola, logo depois a autorização dos pais para que começarmos os atendimentos, por fim elaboramos horários de atendimentos para os alunos.

Att,

Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco


O inicio dos atendimentos

Os atendimentos começaram a serem feitos no inicio do mês de junho, seguimos um cronograma que é feito semanalmente, atendemos 01 aluno durante o período de 50 minutos. As atividades são feitas de acordo com  a necessidade de cada aluno. Os primeiros atendimentos foram conversas informais para conhecermos um pouco mais dos alunos, e atividades diagnosticas para sabermos o que o aluno sabe, assim serve de base para a elaboração das atividades posteriores.



Damos prioridades ás atividades diferenciadas das que são ministradas nas salas de aula. Trabalhamos principalmente com jogos e atividades lúdicas, muitos jogos são confeccionados por nos, e atividades adaptadas diante das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Estamos no inicio dos atendimentos, e fazendo levantamento de dados dos alunos.

Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco

Equipe que trabalho no segundo semestre


Alunos Bolsistas:
Charlene Cristina Candian
Cristiane Aline de Castro Damasceno
Elaine Moraes Pinto Rossini
Heloíza Aparecida Coelho
Jéssica Lourena Pereira
Helena Coelho
Luceni dos Remédios Oliveira
Rosângela de Almeida Gomes

Professora Supervisora:
Maria Madalena Altamiro Santos

Coordenação de área:
David Sad
Daniela Fantoni 




As atividades que desenvolvemos na escola baseiam-se em pesquisas acadêmicas e estudos de caso, para posteriormente planejarmos estratégias que possam melhorar o desempenho dos alunos com deficiência.


Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.” (FREIRE, 2004)
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco


Intervenções Práticas do PIBID no CAIC

(Período agosto a dezembro de 2014)

V. S. 2° ano, 8 anos, Transtorno Global do Desenvolvimento Não Especificado / Transtorno Expressivo de Linguagem


A aluna encontra-se no processo de alfabetização, dessa maneira tentamos conciliar os atendimentos do PIBID, com o que era apresentado na sala de aula, porém em nossos atendimentos buscamos sempre utilizar o lúdico e as brincadeiras como ferramenta de aprendizagem. As atividades principais trabalhadas com a aluna foram de alfabetização, raciocínio lógico e coordenação motora devido sua limitação.

A nossa aluna V. S. em algumas de suas atividades:
  • Atividade: Recortar figuras de livros e revistas, imagens que se iniciam com as vogais e escrever os correspondentes nomes.
Com essa atividade trabalhamos a coordenação motora fina, alfabetização reconhecendo as vogais e nomeando as imagens. A aluna apresentou um pouco de dificuldade apenas em recortar e colar as figuras, escreveu o nome de cada figura com facilidade.


 


  • Atividade: Jogo de quebra-cabeça "Brincar de Aprender Números", nesse jogo a aluna tinha que reconhecer o numeral e a quantidade equivalente.

Nessa atividade a aluna teve um pouco de dificuldade em conciliar os numerais as quantidades equivalentes, e também dificuldade em encaixar as peças.

Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco

L. G. do 6° ano, 11 anos, Deficiência Auditiva


O aluno é muito carinhoso, atencioso e dedicado. Os atendimentos com este aluno são através de libras, contamos com o apoio de seu interprete(professor de apoio). Com bases nas analises feitas percebemos que o aluno apesar de ser alfabetizado encontra grande dificuldade na Língua Portuguesa, com muitos erros ortográficos, com isso focamos as atividades aplicadas pelo PIBID  principalmente  em atividades ortográficas utilizando palavras de seu cotidiano.

O nosso aluno L. G. em algumas de suas atividades:
  • Atividade: Foi dado ao aluno um silabário móvel, disponibilizamos gravuras de objetos presentes em seu cotidiano, o objetivo era que o aluno agrupasse as silabas formandos os respectivos nomes dos objetos. O aluno não teve grandes dificuldades.
  • Atividade: Para dar sequência a atividade anterior entregamos ao aluno uma folha com algumas gravuras de objetos de seu cotidiano, e ele tinha que escrever o nome das figuras e uma frase no final sem o auxílio de silabário e/ou alfabeto móvel. Nesta atividade o aluno encontrou mais dificuldade em escrever o nomes das gravuras e principalmente em escrever a frase.
Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco


M. S. do 8° ano, 17 anos, Baixa Visão


Trabalhar com essa aluna foi um sentimento de desafio, pois a aluna demonstrou receio aos atendimentos, mas aos poucos conquistamos ela e desenvolvemos com a aluna atividades voltadas para explorar os sentidos, de forma que ela reconheça a importância dos demais sentidos além da visão. São desenvolvidas também atividades adaptadas como escrita, interpretação de texto e arte.

A nossa aluna M. S. em algumas de suas atividades:

  • Atividade: Foi apresentado a aluna diferentes sons, o objetivo era que ela identificasse cada um deles, a aluna acertou todos sem demonstrar nenhuma dificuldade. Por fim foi pedido que a aluna escrevesse um pouco sobre a importância da audição na sua vida.


 

Att,
Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco
R. G. 6° ano, 13 anos, Transtornos Mentais e Comportamentais

Apesar desde aluno esta no 6° ano do Ensino Fundamental II observamos a necessidade de trabalhar atividades bem simples do Ensino Fundamental I, enfatizando português e matemática.

O nosso aluno R. G. em algumas de suas atividades:
  • Atividade: Resolver multiplicações simples, com o auxílio do ábaco.
  • Resolver operações simples tais como adição, subtração, reconhecer valores maiores e menores em atividade de educação monetária.
    Att,
    Equipe E.M. Embaixador Martim Francisco

    R. D. do 9° ano, anos, 19 anos, Deficiência Intelectual
Com este aluno são trabalhadas atividades de memorização, sequência lógica, concentração, arte, cálculos e ortografia. O aluno não apresenta muita dificuldade, mas é muito ansioso.

O  aluno R. D. em algumas de suas atividades:

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