O PIBID teve início na UEMG - Barbacena curso de Pedagogia, no
segundo semestre de 2012, com duas escolas municipais contempladas com o
programa, a Escola Municipal "Sebastião Francisco do Vale" e na
Escola Municipal "Oswaldo Fortini".
Cada escola contou com 05 alunas bolsistas, 01 professora supervisora,
ambas coordenada pela professora Daniela Fantoni coordenadora de área do PIBID
- UEMG/Barbacena, subprojeto Pedagogia.
As duas escola contou com o programa de
agosto de 2012 a dezembro de 2013, durante este tempo ótimos trabalhos foram
desenvolvidos, a seguir fotos e depoimentos das professoras supervisoras sobre
as atividades.
Iniciamos
os trabalhos do PIBID na Escola Municipal “Sebastião Francisco do Vale” em
processo de construção do conhecimento. Começamos fazendo levantamento dos
alunos que possuíam PDI, aprendemos e também ajudamos na elaboração. Com
empenho e dedicação fomos percebendo o quanto toda a escola nos recebia bem,
acreditando em nossos trabalhos. Assim selecionamos os casos que apresentavam
maiores necessidades. Construímos um trabalho em equipe e no decorrer ao
elaborar atividades voltadas para o desenvolvimento específico dos alunos que
acompanhávamos, a cada dia íamos nos
surpreendendo, pois demonstravam avanços
de acordo com suas limitações. Procurávamos manter contatos com as famílias,
contando com o apoio, com os professores em sala de aula, que foram importantes
nesta construção. Tivemos sempre o apoio, a segurança da Coordenadora de Área,
através das orientações transmitidas, sendo fundamental para o nosso
aperfeiçoamento.
Portanto, constatamos que o PIBID
veio para acrescentar, no sentido de buscarmos meios para a execução de um
trabalho consciente voltado para a inclusão dos alunos com necessidades
educacionais especiais. Pesquisas constantes, confecções de materiais,
planejamento de atividades, iniciativas foram criadas e colocadas em prática de
forma satisfatória e mais do que nunca, um despertar de interesses para buscar
algo que fosse contribuir para o desenvolvimento dos mesmos. Todos nós
aprendemos a cada dia.
Úrsula Monteiro
Professora Supervisora Escola Municipal "Sebastião Francisco do Vale"
O trabalho desenvolvido na instituição
escolar através do PIBID teve seu início marcado por uma pesquisa para a
elaboração do Diagnóstico da Escola e Diagnóstico do Aluno, no qual recebemos o
apoio de todos os profissionais que atuavam na escola.
Logo em seguida, buscamos nos
aproximar dos educandos. Iniciamos as Estações
de Jogos, no momento do
intervalo. Apresentamos para os alunos, Jogo de Dama, com o passar do tempo o
interesse pelos jogos foi aumentando, o que tornou o recreio mais calmo e nos
possibilitou uma aproximação dos alunos. Percebemos que o ganho não foi somente
para o aluno com necessidade especial, mas para todos.
Com relação ao trabalho desenvolvido
com os alunos com necessidade especial, buscamos atividades que estimulavam o
desenvolvimento do processo da leitura e escrita e habilidades matemáticas,
vale ressaltar que durante todo o processo, contamos com a orientação da
coordenadora de área.
Neste período de agosto/2013 à
dezembro/2014 o trabalho desenvolvido nos proporcionou um enriquecimento
profissional, um diálogo e troca de saberes entre a universidade a realidade
escolar. E o mais importante, proporcionar ao aluno cada vez mais participar do
seu processo de aprendizagem.
Andreza Moraes
Professora Supervisora Escola Municipal "Oswaldo Fortini"
Best ever seen.
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